botão_lpp3.png

Projetar Arquitetura, Construir Cidades

A proposta desta atividade experimental do trabalho final de graduação se articula em torno da reafirmação de seu caráter formativo, transdisciplinar, crítico e prático.  O que se propõe é que o Trabalho de Graduação seja desenvolvido pelo grupo de alunos, professores e pesquisadores de uma maneira colaborativa, participativa e prospectiva. O acompanhamento do desenvolvimento dos trabalhos dos estudantes se dá de forma compartilhada entre os professores 

O principal objeto de estudo será o processo de elaboração do projeto e não seu resultado. O que se buscará é explicitar o processo de criação da Arquitetura e Urbanismo desde seu início no despertar do interesse do arquiteto pelo tema até as primeiras propostas apresentadas. 

A proposta é trabalhar no centro da cidade de São Paulo, investigando desde a própria conceituação de centro e centralidade no contexto de uma mega metrópole até as possibilidades de ação e proposição de novos e mais complexos programas qualitativos, físicos e funcionais, à altura dos desafios e das características da contemporaneidade.

Qual o papel do arquiteto no século XXI e quais os limites, fronteiras e metodologias que caracterizam sua atuação? 
Estas são algumas questões que os estudantes deverão investigar e sobre as quais deverão refletir, fazendo com que seus resultados estejam presentes no seu próprio TFG.